Monteiro Lobato foi um escritor, jornalista e empresário brasileiro, considerado um dos mais importantes autores da literatura infantojuvenil do Brasil. Ele nasceu em 1882, em Taubaté, no interior de São Paulo, e faleceu em 1948, aos 66 anos, no Rio de Janeiro.
Monteiro Lobato começou a carreira como jornalista e trabalhou em vários periódicos de São Paulo e do Rio de Janeiro. Em 1906, ele fundou a revista “O Malho”, que se tornou uma das mais importantes publicações do país na época. Além de seu trabalho como jornalista, Monteiro Lobato também se dedicou à literatura e escreveu diversos livros para crianças e jovens, como os famosos “Sítio do Picapau Amarelo” e “Memórias de Emília”.
Monteiro Lobato também foi um empresário bem-sucedido e fundou uma fábrica de brinquedos e um parque temático inspirado em suas obras literárias. Além disso, ele também se dedicou à reforma agrária e lutou pelos direitos dos trabalhadores rurais. Monteiro Lobato deixou um legado importante na literatura brasileira e é lembrado até hoje por suas obras que ainda são muito lidas e apreciadas pelo público infantojuvenil.