Conectar como

Artigos

RESENHA: MAESTRIA – George Leonard

Publicado

em

Participamos do Programa de Associados, um serviço de intermediação entre a loja e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados.

O livro “Maestria”, de George Leonard, basicamente nos ensina qual é o verdadeiro caminho da maestria e o que devemos fazer para trilhá-lo. Seja uma habilidade, uma esfera do conhecimento, um aspecto de nossas vidas ou até um relacionamento… O processo de maestria pode estar por toda parte, mas quando falamos sobre tornar-se mestre em algo, muitas pessoas acabam tendo três pressuposições.
A primeira é achar que a maestria é uma meta, um destino a ser alcançado. A segunda é pensar que ela está reservada somente aos talentosos ou àqueles que tiveram a sorte de começar cedo. E a terceira é acreditar que o caminho é uma linha reta, um constante progresso.

Porém, estas são três grandes ilusões, a maestria não é um destino, é uma jornada, ela não ocorre por uma simples linha reta, e, na verdade, ela está disponível a qualquer um que esteja realmente comprometido a viver e a seguir o seu caminho. E por mais que eu também já tenha caído nessas armadilhas, hoje, olhando para trás, eu consigo perceber com clareza como o processo da maestria funciona. No começo, seu aprendizado é explosivo, mas, mesmo mantendo o ritmo, você não consegue perceber mais evolução, esta aparente estagnação é o platô! E a partir desse ponto, existem quatro caminhos que você pode seguir:



O primeiro: é o Descomprometido.

É a pessoa que adora novas atividades, ela fica encantada com a evolução no início, e começa a ter fantasias com o sucesso. Porém, quando encontra seu primeiro platô, a sua motivação despenca, E ela arruma todas as desculpas para evitar os desafios pela frente. Ela desiste e decide iniciar uma nova atividade. O descomprometido é aquele que adora mudar de emprego, começar novos relacionamentos, e experimentar novos hobbies… Ele é viciado na novidade, mas não consegue avançar em coisa alguma.

O segundo: caminho é o do Obcecado.

É a pessoa orientada por metas e alucinada por resultados. Para ela, o importante é alcançar o objetivo o mais rápido possível, custe o que custar. Quando encontra o platô, ela acredita que se dobrar seus esforços, o progresso voltará a surgir rapidamente. O problema é que o obcecado não compreende o processo da maestria. Ela não respeita os limites. Sua vida parece uma montanha-russa, entre altos e baixos. Para ela é tudo ou nada, E assim, ela acaba se esgotando e quebrando a cara.

A terceira: trajetória é a do Conformado.

Ao contrário dos dois anteriores, o conformado é aquele que ao encontrar o platô, decide se acomodar eternamente. É aquela pessoa que contínua fazendo apenas o mínimo esforço nas coisas, mas não evolui em coisa alguma. Ela passa a vida toda monotamente no mesmo cargo, fazendo sempre a mesma coisa, sem nunca tentar novos desafios, criar algo maior ou subir de nível, até o seu relacionamento é apenas um abrigo confortável, uma escapatória emocional para o mundo.

Como você pode ver, estes três caminhos são anti-maestria, então, se você quer alcançar altos níveis, siga o caminho da maestria. E isso significa basicamente que a maior parte da sua jornada será vivida em platôs, metas e conquistas são importantes, mas elas existem apenas no futuro e no passado, não no presente, onde existe apenas a prática. Então, você vai ter que amar o platô. Porque se você odiar o que está fazendo, e se o seu progresso depender apenas de novos resultados, você não pode esperar ir muito longe. Afinal, você vai passar a maior parte do tempo estagnado, Entretanto, mesmo que você não consiga perceber evolução, você vai precisar continuar praticando e continuar tentando melhorar, E, em algum momento, você vai ter um salto no seu progresso.

Após isso, talvez você até sinta um leve regresso, E depois, lá estará você novamente diante de um platô. Mas, o ponto mais importante é que este novo platô será mais alto que o anterior, você terá atingido um novo nível, é assim que o verdadeiro crescimento acontece, então não há razão para perder sua motivação, porque se você amar o simples ato de praticar, e tentar sempre se aperfeiçoar, em algum momento, a evolução irá surgir. Esteja preparado, porque isso irá se repetir de novo, e de novo, e de novo… independente do resultado, continue praticando e se aperfeiçoando.

Então, para avançar por este caminho, siga as 5 chaves da maestria.

Chave 1: Instrução

Explorar, descobrir e criar maneiras de aprender por conta própria é sempre gratificante, mas não fique preso a isso, ou você pode acabar se encontrando tentando reinventar a roda. Alguém provavelmente já teve diversas experiências que você pode aproveitar para alavancar seu aprendizado e poupar tempo e energia. Busque livros, vídeos, cursos, professores e mestres. Sempre haverá alguém para lhe ensinar algo novo e ajudar a chegar no próximo nível. O segredo é combinar os dois pontos, seja capaz de aproveitar, extrair e aprender com as experiências dos outros, e de adaptar, criar e experimentar novos métodos por conta própria.

Chave 2: Prática

Como disse anteriormente, você deve praticar pelo simples amor a prática, porque quando você ama o que faz, e está sempre tentando se aperfeiçoar, a evolução acaba surgindo, e assim nasce um ciclo virtuoso. Você acaba gostando ainda mais de praticar, e com isso, tenta ainda mais se aperfeiçoar, e acaba evoluindo novamente, além disso, é importante manter a regularidade e o espaçamento entre as sessões de prática, por exemplo, ao invés de praticar 6h uma única vez na semana. Tente espaçar os treinos e praticar 2h em três dias diferentes, isso otimiza o aprendizado.

Chave 3: Renúncia

Renunciar significa ter a sensibilidade para perceber o que deve continuar e o que deve partir, você precisa ser capaz de perceber quando é hora de abandonar um método, um curso, um professor e até algumas crenças que agora estão apenas bloqueando o seu desenvolvimento, as vezes, nós precisamos reciclar os processos e renovar as ferramentas, você também precisa aprender a se afastar da prática de vez em quando. Entenda que o descanso, a recuperação e a reflexão também são partes essenciais do processo de maestria.


Chave 4: Intencionalidade

A mente humana é uma das ferramentas mais poderosas que existe, então use-a ao seu favor, faça visualizações para fundamentar o seu sucesso, imagine a execução perfeita dos movimentos, o seu domínio naquela habilidade, os resultados que seriam gerados, e até as sensações que surgiriam ao agir com perfeição. A maestria acontece primeiro na imaginação, depois na realidade, e quanto mais forte e viva for a visualização, melhor será o resultado.


Chave 5: Limites

Se você quer evoluir, você precisa constantemente se desafiar e ir além dos seus limites, experimente um novo movimento, uma música mais difícil, tente ir mais longe ou tente ser mais rápido, aumente os pesos, faça o exercício mais devagar, descubra novas expressões, aprofunde seus estudos, e consuma materiais que lhe desafiem. Aprenda a gostar da dor e do desconforto, pois eles fazem com que a sua mente e o seu corpo tenham que se adaptar ao desafio, e é assim que você sobe de nível, mas, ao mesmo tempo, você precisa ter noção para não exagerar e ir muito além dos seus limites. Vamos supor que você queira correr 10km, mas que atualmente você só consiga correr 5km, se você tentar correr 10km direto, além de provavelmente fracassar e se frustrar, você vai esgotar o seu corpo e pode até arruinar a sua evolução, o truque então é superar os limites aos poucos, constantemente, Tente correr 6km, Quando 6km ficarem confortáveis, tente 7 km, quando 7 km ficarem fáceis, tente 8km, e assim vá indo, até um dia chegar aos 10km, o curioso é que quando você alcançar o seu objetivo, você vai querer ir além, porque a maestria não é um destino, ela é uma jornada, Não existe linha de chegada para aquele que ama o simples ato de praticar e se aperfeiçoar.

Um verdadeiro mestre é um eterno aprendiz.

Continue Lendo
Propaganda
Clique para Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Copyright © 2021 - 2022 indicarlivros.com. & Design By Webalize.co